terça-feira, 28 de julho de 2009

Cidade das formigas... e nós adaptamos o meio a nós?

Ecologia Urbana: construindo a cidade sustentável...




O termo Ecologia Urbana refere-se a uma área da ecologia que visa estudar os sistemas naturais e as interações entre os seres-vivos dentro dos centros urbanos. Além de buscar avaliar o impacto das cidades em populações e comunidades de plantas e animais bem como nos fatores abióticos como água e clima, os profissionais que trabalham nas cidades devem entender as necessidades desses centros e as conseqüências resultantes dos “desequilíbrios”.

A migração de populações humanas para as cidades impõe grandes desafios ambientais desde a criação dos primeiros centros urbanos e tomaram elevadas proporções na atualidade. O desafio do novo milênio é encontrar novas perspectivas para os centros urbanos, a fim de viabilizar a sua existência. Para tanto, são debatidos problemas sérios como impermeabilização dos solos, emissão de gases nocivos, poluição das águas, geração de resíduos sólidos, intoxicação por produtos industriais, espécies animais, vegetais e doenças que causam sérios danos à saúde e carreiam prejuízos econômicos. Os centros urbanos são considerados por alguns estudiosos como superorganismos que possuem um metabolismo próprio e extremamente necessário para sua sobrevivência. Porém, para manter esse metabolismo, necessita de um consumo excessivo de recursos naturais, os quais vêm das áreas rurais e naturais. Assim, a busca de energias limpas, de alimentos saudáveis, de redução, reutilização e reciclagem de resíduos, do reflorestamento, manejo e conservação de áreas verdes e da saúde física, mental e social dos habitantes desses centros são pontos fundamentais para o funcionamento das cidades.

O foco principal do profissional que a atua nos centros urbanos é o ser humano, o agente, receptor e ator de todo o processo de ação antrópica. Logo, o próprio homem está sentindo as conseqüências do seu desenvolvimento tecnológico. A tecnologia foi a estratégia evolutiva adotada pela espécie humana com a finalidade de promover a sua sobrevivência, porém pode ser a causa da sua extinção. Em um primeiro momento o objetivo era estabelecer grupos sociais cada vez maiores e complexos. E, embora, as conseqüências desses aglomerados tenham sido notadas desde o início, estamos vivendo o momento de reflexões e ações efetivas que visem reverter uma situação considerada catastrófica por muitos.

Alterações em um “ambiente em equilíbrio” é comum, esperado e necessário. Seja um uma árvore velha que cai abrindo uma clareira, um vulcão em erupção, até meteoros gingantes que mudam a atmosfera por centenas de anos. Na verdade os cinco grandes eventos de extinção pelo qual nosso planeta passou, gerava muito mais diversidade durante o processo de recuperação. A partir do momento que o ser humano entra em ação ele altera o ambiente sem deixar chances de recuperação. Podemos citar inúmeras conseqüências dessa única espécie “pensante” em nosso planeta: infecção e extinção de nascentes de água e reservas subterrâneas, desmatamento, degradação do solo...

A entrada do ser humano no cenário evolutivo da vida do nosso planeta nos coloca diante do sexto fator de extinção, agora exercido por uma única espécie, e pior, que sabe o que está fazendo, sabe das conseqüências e felizmente, alguns deles, se preocupam em procurar uma solução....

Voltando ao início... quem irá mudar o rumo da evolução humana? Discutir a manutenção da vida no nosso planeta é uma obrigação de todos os segmentos da sociedade: a academia, os órgãos gestores, a comunidade... mas os principais atores são as pessoas, individualmente a consciência de si como ser coletivo e não individual. Na busca da sobrevivência da espécie e não apenas na sua sobrevivência imediata. Conscientizar é o mesmo que auto-conscientizar? Precisamos mudar atitudes, mudar paradigmas, o que envolve educação e ações de longa duração... como fazer isso se vivemos em uma época de informações rápidas, de viver o momento e de salvar a própria pele?


Me digam o que vocês pensam sobre isso...

Iniciando

Em construção...