domingo, 4 de novembro de 2012

Preserve a Água por uma questão de vida ou de morte!


Série ensaios: Ecologia Urbana

Por Cleide Estevão dos Santos & Ezequiel Ribeiro Linz

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas

     A água, elemento básico para garantir a sobrevivência de todos os seres vivos do Planeta Terra tem ao longo dos anos suas propriedades físico-químicas ameaçadas, e um dos, se não o principal fator relacionado a este problema é a poluição. Embora o ser humano seja inteligente o suficiente para saber que a junção da água limpa com efluentes de várias origens possa gerar problemas de diversos aspectos, parece não se importar muito quando o assunto é cuidar do ambiente, pois o homem evoluído por assim dizer, está diretamente relacionado à maioria dos processos que resultam na poluição da água e do meio ambiente em geral. Seguindo esta perspectiva, é possível perceber que a poluição da água se caracteriza como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, contudo o termo público só ocorre na maioria das vezes na prática, pois existe ainda uma grande necessidade de participação da opinião pública em questões como esta. Com certeza é preciso que as pessoas exerçam sua cidadania, principalmente neste caso em que cuidar do meio ambiente é um fato determinante para sua própria sobrevivência, já que de todos os seres vivos existentes na Terra, nós seres humanos somos os que mais utilizamos água, os únicos que desperdiçamos e os únicos que poluímos conscientemente. É lógico que em alguns casos isso é impossível, mas existem muitas formas de minimizar a situação.
     Como se sabe medidas para melhorar a qualidade da água são práticas adotadas pelas civilizações desde a antiguidade. Ao perceber que as impurezas encontradas na água traziam sérios danos à saúde, o homem procurou maneiras de tratar para garantir a qualidade da mesma na sua utilização. Hoje em dia as populações podem contar com o trabalho de Estações de Tratamento que garantem o Saneamento, ou seja, que trabalham com a finalidade de preservar o meio ambiente e prevenir doenças, obtendo dessa forma melhores condições de saúde pública. Entretanto, a poluição que afeta grande parcela da água e outros recursos naturais em nosso planeta não parece ser um assunto de interesse geral, as pessoas parecem estar tão ocupadas com atividades resultantes dos grandes avanços tecnológicos e industriais que a nossa sociedade sofreu e nem percebem a gravidade da situação. Mas não podemos culpar a população, afinal de contas, se uma empresa que teoricamente é responsável pelo Saneamento de determinada população é acusada de poluir um dos principais rios de seu estado, o que mais se pode esperar?
     Embora muitos profissionais trabalhem buscando melhorias para o meio ambiente e para o bem estar da sociedade, existe uma grande carência de informações por parte das populações. Fatores como a desigualdade social e a má distribuição de renda talvez expliquem um pouco porque isso acontece. A má administração por parte dos nossos gestores determina a grave atual situação. É necessário que a população na íntegra tenha acesso a informações que esclareçam o que são estações de tratamento; pra que elas servem; como podemos tratar a água em casa; como podemos economizar a água; como funcionam e para onde devem ser destinados os esgotos; como devemos descartar nossos resíduos; qual a importância dos serviços sanitários entre outras. Este processo de sensibilização pode ser feito através das escolas, em propagandas políticas (que pouco desempenham finalidade produtiva as pessoas), em programas desenvolvidos pelas empresas de Estações de Tratamento e de várias outras formas. Porém devemos lembrar-nos de uma parcela considerável da população que pouco se importa com qualquer dessas informações citadas, não por descaso, nem por consumismo, mas por uma questão de prioridades. Será que um indivíduo que não possui água nem para beber, sem acesso a qualquer serviço público, vendo seus entes morrerem de sede ou por doenças causadas pela ausência de saneamento básico tem estrutura para pensar em problemas de conscientização pelo meio ambiente? Sabemos que a água é um dos bens naturais mais preciosos, que o processo de poluição por parte do homem é cada vez mais crescente, mas que a luta pela sua preservação e diminuição da poluição é um desafio muito grande e difícil. Pois envolve muito mais que o desenvolvimento de projetos de sensibilização, embora esse não deixe de ser um caminho. Não será possível se a população não for tratada como um todo e menos ignorada por quem realmente pode ajudar. Para cuidarmos da natureza, temos que cuidar uns dos outros. Mas enquanto isso não acontece nascentes de rios estão sendo poluídas, espécies animais e vegetais estão desaparecendo, pessoas estão morrendo, o clima está um caos e muitos outros problemas estão sendo desencadeados.
     Nós, formandos em Biologia acreditamos que o homem tem o potencial de destruir, de afetar, de interferir, enfim de transformar o seu meio por diversas formas, a grande questão é, qual é a forma correta? Porque se quisermos continuar no Planeta Terra por mais um tempinho, vamos fazer nossa parte e nos envolver mais nos problemas relacionados aos recursos naturais, começando pela água que é um bem de todos e por isso todos nós temos a responsabilidade de preservá-la, visando uma melhor qualidade de vida a todos os seres que compartilham este recurso.

    
Este ensaio foi elaborado para a disciplina de Biologia tendo se baseado nas obras:

     Júlio C. Rocha, André H. Rosa e Arnaldo A. Cardoso. Introdução à Química Ambiental p 29-33, Editora Bookman, 2004. 
     Weber, R,R.(2012).A perigosa poluição das águas. Site Scientific American Brazil. Disponível em:http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_perigosa_poluicao_das_aguas  
Acesso em 23 de outubro de 2012.
     Lobo, F. (2011). Rios brasileiros: Poluição e descaso. Grupo Boticário- Eco Reportagens. Disponível em: http://www.oeco.com.br/reportagens/24714-rios-da-mata-atlantica-poluicao-e-descaso Acesso em 20 de outubro de 2012.
     Silva, M. (2010). Recursos hídricos: o que falta fazer. Blog da Marina Silva. Disponível em http://www.minhamarina.org.br/blog/tag/poluicao/ Acesso em 20 de outubro de 2012.