quinta-feira, 12 de maio de 2011

CONSUMIDOR CONSCIENTE E O IMPACTO DO ARGUMENTO ECOLÓGICO

Bárbara Nogueira, Daiana Gapski & Gerson Faria

Acadêmicos do Curso de Biências Biológicas PUCPR

O crescimento demográfico, tecnológico e industrial, acarretaram aumento da degradação do meio ambiente. No final do século XX as empresas em busca de um diferencial para o mercado consumidor passaram a utilizar o marketing verde como ferramenta estratégica de competição.

O marketing ecológico é utilizado com o propósito de gerar e facilitar mudanças no hábito de consumo, mas que satisfaçam as necessidades e desejos humanos, levando em consideração que esses desejos causem o mínimo de impacto negativo ao meio ambiente. Por isso, o marketing verde estimula o consumo sustentável e responsável.

O consumidor consciente busca comprar produtos ou serviços de empresas ambientalmente responsáveis, deixando clara a sua escolha, e, além disso, antes de comprar, analisa se há necessidade de consumir este produto.

Muitas empresas realizam programas socioambientais, tais como: O ABN-Amro Real, que lançou um fundo de ações formado somente por empresas com atitudes éticas; o Boticário, que possui uma fundação de proteção à natureza, com reservas de proteção à Mata Atlântica e ao Cerrado, promove eventos e congressos de educação ambiental; a Copel, que tem vários projetos de educação ambiental e de consumo de produtos orgânicos; entre outras.

Mas, por outro lado, surge o questionamento: O apelo do marketing ecológico e social realmente funciona? Primeiramente, há algumas empresas que se engajam na responsabilidade ambiental, porém há outras, que se aproveitaram do modismo do ecomarketing para se promoverem, não aplicando nos processos internos da empresa o consumo responsável. Em relação aos consumidores, em especial os brasileiros, a viabilidade econômica é o caminho mais curto para mudanças de atitudes, com isso, é ainda a minoria que consome de forma responsável, considerando o preço como primeiro critério de consumo, não se o produto foi produzido por uma empresa que tem como compromisso os princípios de produzir levando em conta a sustentabilidade.

Talvez, para que o ecomarketing realmente cause uma mudança de hábito nos consumidores, é preciso uma dedicação maior por parte de profissionais, principalmente os de marketing, que percebam que é necessário muita educação para que o consumidor supere a barreira de seu bolso para saltar em busca de um mundo melhor. Mesmo sabendo que, em seu curso de formação, normalmente, não consta nenhuma disciplina focada em educação ambiental e os impactos causados pelo consumo excessivo. Inclusive ao ser questionado a uma aluna de marketing, a importância de uma disciplina relacionada ao meio ambiente, e a mesma deu a seguinte resposta: Não tive nenhuma matéria do gênero, e acho que seria interessante que as universidades incluíssem em seu programa matérias abordando novas opções de Marketing verde. Seria um movimento legal para conscientizar os alunos e formá-los com um diferencial frente a seus concorrentes no sentido de conhecer alternativas versus fontes e mídias tradicionais”.

Esse ensaio foi elaborado na disciplina de biologia econômica e sanitária e baseado na obra: de Severino Joaquim Nunes Pereira O Consumidor consciente e o Impacto do Argumento Ecológico na Atitude em relação à Marca” http://www.ethos.org.br/docs/comunidade_academica/pdf/pev41702.pdf

Texto complementar: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CONSCIENTE COMO FONTE DE

ESTÍMULOS DE MERCADO ÀS AÇÕES INSTITUCIONAIS SÓCIO-AMBIENTAIS. http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/sustentabilidade/alexcoltro_editorado.pdf

Nos vídeos abaixo, as empresas buscam passar uma imagem que são ecologicamente corretas na produção de seus bens de consumo. Assim usam o marketing ecológico para convencer consumidores a dar preferência por sua marca.

http://www.youtube.com/watch?v=VnoLVvBl9cw


http://www.youtube.com/watch?v=PAvftJo_7hE


http://www.youtube.com/watch?v=t-A_NGvH53M


http://www.youtube.com/watch?v=jGEMJ1UHqxo


http://www.youtube.com/watch?v=PA_d922xDwQ