segunda-feira, 16 de maio de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL


Gabriel Miranda, Gustavo Dorti, Pedro Calixto e Vinicius Lima

Graduandos do Curso de Ciências Biológicas

Desde seu surgimento a Educação Ambiental tem sido tratada como uma forma diferente de educar, tratando principalmente da reaproximação entre o homem e a natureza. Porem, deixando de lado fatores importantes dentro da educação que são a função de socialização humana e a capacidade de produzir alterações nas condições sociais. Essa abordagem diferente da Educação Ambiental vem da idéia de que o ambientalismo (formador da E.A) está acima de disputas ideológicas, e é errada na medida em que não há como ser simplesmente consciente em relação ao meio ambiente se não levarmos em conta todos os outros fatores envolvidos na relação homem-natureza e/ou como as relações humanas intra-específica também afetam nosso meio.

As novas concepções da Educação Ambiental têm por meta torná-la definitivamente uma modalidade de ensinar ao demonstrar que ela não pode ser neutra nas relações sociais humanas, pois tem uma grande capacidade - como iniciativa de formação de uma sociedade melhor - com relações mais justas não só entre nós, humanos, mas também com o mundo onde vivemos.

A partir da aplicação das novas idéias do modelo de educação ambiental, com viés social, surgem conceitos em relação aos métodos de exploração da natureza visando a sua conservação, como por exemplo, o ecoturismo, atividade na qual a geração de renda é intimamente relacionada a preservação do ambiente explorado, aliada a atividades com o intuito de conscientizar as pessoas em relação a essa necessidade de se preservar. Pode-se perceber que o ecoturismo em nosso país se estabeleceu em lugares onde a natureza não tivera tantos danos com o manejo, tendo grande parte conservada e graças também a parcerias de órgãos governamentais à particulares com envolvimento da população local. Um caso de sucesso em nosso país é em Bonito-MS, onde há um forte movimento de turismo e, por conseguinte uma melhoria das condições locais.

Nós acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas na busca da compreensão de como a educação ambiental tem sido abordada no ambiente universitário, foi realizado uma análise da grade curricular de alguns cursos de ensino superior em busca de disciplinas específicas para a atuação no ensino de educação ambiental. Entre as grades curriculares avaliadas: cursos de Teologia, Pedagogia e Biologia. Nenhuma dessas apresenta uma modalidade específica direcionada ao ensino de Educação Ambiental. Ao que parece esta vertente ideológica não chegou à academia, apesar de estar entre um dos assuntos mais debatidos, pelo menos no curso de biologia, que percebe a necessidade desta vertente ecológica uma vez que estes cursos tem ação direta com a transformação social. Então, para completar a avaliação foi questionado à uma aluna do curso de pedagogia se possuía em seu curso alguma disciplina que ampliasse o foco da pedagogia à natureza e que se estaria preparada para atuar como uma educadora ambiental. A resposta nos mostra de que uma das linhas da educação ambiental já se faz presente, pois a graduanda diz que: Não possuo nenhuma disciplina sobre as vertentes que regem a educação ambientale completa dizendo: Não tenho capacidades para poder ser uma educadora ambiental”. Entretanto a aluna entrevistada mostrou-se consciente desta nova necessidade, uma vez que o mundo também se encaminha a esta vertente ecológica.

Esse ensaio foi elaborado na Disciplina Biologia Econômica e Sanitária e baseado na obra: de Philippe Pomier Layrargues: MUITO ALÉM DA NATUREZA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REPRODUÇÃO SOCIAL- http://material.nerea-investiga.org/publicacoes/user_35/FICH_ES_27.pdf

Vídeos relacionados:

http://www.youtube.com/watch?v=OmJj9A0HR88: Propaganda de Ecoturismo do governo brasileiro mostrando a diversidade de fauna e flora e paisagens a serem conhecidos pelos turistas.


http://www.youtube.com/watch?v=sqA_8MukYjg&feature=related: Hora de Mudar - Ecoturismo em Bonito. Como ocorreu o desenvolvimento da cidade tendo como objetivo o ecoturismo.


http://www.youtube.com/watch?v=Lfqv62K-Bxs: Mostra-nos as consequências do ato humano em relação ao meio ambiente e o que podemos fazer para reverter este processo com apenas cinco simples passos.


http://www.youtube.com/watch?v=U5WRjMHRxB8&feature=related: Incentivo ao Ecoturismo pela EMBRATUR, mostrando diversas paisagens.

http://www.youtube.com/watch?v=1xZr5iuvLFk: Excelência em ecoturismo, expondo a experiência de seis regiões e suas consequências ao habitantes da região. No vídeo há também o esclarecimento de diversos conceitos e da relação do ecoturismo com a região e por quais motivos há esse novo mercado.